ARTEFATOS DE CONCRETO MATÉRIAS DIVERSAS

Como abrir uma fábrica de blocos e de concreto?

Faça uma pesquisa na sua região, sobre fornecedores, concorrentes e compradores:

Sempre antes de iniciar um negócio é necessário, que você inicie um planejamento, principalmente na região que você irá iniciar o seu negócio, faça uma pesquisa exploratória, conheça os concorrentes que estão na sua região, os valores que são comercializados os produtos e quais são esses artefatos que eles produzem, vá até um potencial cliente e entenda qual a sua necessidade e qual o produto ele mais necessita em sua obra, assim você irá ter uma noção antecipada de quanto irá investir e quais são os primeiros paços para iniciar a sua fábrica de blocos de concreto.

Procure por fornecedores de agregados, consulte seus valores e quais são as formas de aquisição que eles aceitam, para ver qual melhor se enquadra no seu projeto de negócio.

Procure por empresas do segmento que podem lhe fornece algumas informações para que você possa melhorar cada vez mais a sua fábrica, com consultorias, treinamentos, Workshop, palestras, etc. Nesse segmento parceria é um fator importante para fortalecer o seu negócio.

A localização da sua fábrica de blocos é um fator importante:

O mais recomendado em questão de localização é estar próximo às fontes de matéria prima, pois assim você irá gastar menos com a questão do frete que muitas vezes sai mais caro que o próprio agregado que está sendo adquirido.

É importante que você esteja afastado dos grandes centros ou próximo a residências, por conta dos ruídos e barulhos das máquinas, atualmente existem equipamentos com baixo ruídos, por isso antes de adquirir um equipamento você deverá avaliar o seu local.

Pense sempre na possibilidade de expandir o seu negócio, com a aquisição de novos equipamentos para produzir mais e também em um espaço que você possa fazer um pequeno escritório para receber seus clientes em um ambiente mais tranquilo para negociações.

As Exigências legais para uma fábrica de blocos de concreto:

O mais importante é adquirir a matéria prima com empresas licenciadas ambientalmente, para que você não tenha nenhum problema por conta de matéria prima ilegal.

Fique atento aos resíduos que sua fábrica pode gerar, existem equipamentos que podem solucionar esse problema, como o Britador de mandíbulas e também empresas que fazem esse serviço de recolher legalmente resíduos da construção civil.

Recomendamos que procure por um contador ou empresa que possa prestar a assessoria para você abrir a sua empresa de forma correta.

A estruturas física da fábrica de blocos de concreto:

A estrutura de uma fábrica pode variar de acordo com a produção que você deseja possuir. Após adquirir o equipamento a Sahara presta a assessoria no desenho do layout da sua fábrica, organizando da melhor forma possível, para que você possa aproveitar total espaço da sua fábrica de blocos de concreto.

Pátio de descarga e estocagem

Esse espaço será destinado para estocagem dos materiais e agregados, como areia, pedriscos, pó de brita e cimento. É necessário que esse espaço possua uma cobertura, mas caso não exista essa possibilidade deve cobrir com uma lona plástica.

Setor de Processamento

Aqui será onde você irá produzir os seus artefatos de concreto, ou seja, irá ter a máquina e equipamentos destinados para esse procedimento. Incluindo possivelmente um almoxarifado. O espaço pode variar de acordo com a sua produção, pois alguns equipamentos com um alto índice de automação, necessitará de um espaço físico diferenciado.

Área de cura

O espaço de cura é o local onde os blocos irão ficar por mais tempo, por conta disso será o maior espaço da sua fábrica, existem diversas formas de realizar a cura dos blocos.

Existem equipamentos que já empilham os blocos agilizando o processo e excluindo a necessidade de pinças, gaiolas de cura e dois funcionários que fariam esse procedimento e poderá realizar outro serviço. Esse equipamento é o Robô Paletizador com o auxílio de algumas cantoneiras, uma empilhadeira e um carrinho hidráulico já fazem o procedimento de empilhar os blocos para a cura.

É o local onde ocorre o processo que visa hidratar o concreto, tirando sua umidade gradativamente, para que ele ganhe resistência à compressão, apresentando baixa absorção de água depois de pronto.

Área de estocagem e expedição

Esse local será destinado para armazenar os artefatos de concreto que estão prontos para serem despachados para o cliente. É importante que esse local seja de fácil acesso, pois terá entrada e saída de caminhões.

Área de Pessoal

É importante ter um espaço para os funcionários que atuam diretamente com os clientes, sendo mais tranquilo para que haja negociações. Além de um espaço para o refeitório, vestiário e outras instalações necessárias.

Quantos funcionários são necessários para uma fábrica de blocos de concreto?

 

O número de funcionários poderá variar de acordo com a sua produção e seus equipamentos, quanto maior for o nível de automação da sua fábrica, menos funcionários e investimento com mão de obra você irá ter.

Fábrica de pequeno porte: De 3 a 5 funcionários.

Fábrica de médio porte: De 5 a 9 funcionários.

Fábrica de grande porte: De 10 a 15 funcionários.

Quais são os equipamentos e máquinas necessários para uma fábrica de blocos de concreto?

Cada porte de fábrica possui a necessidade de equipamentos diferentes, existem diversos tipos de equipamentos diferentes para a fabricação de blocos de concreto, você deverá saber qual será a necessidade da sua fábrica.

Recomendamos que você entre em contato com um consultor da Sahara, ele irá ajudá-lo a saber quais os melhores equipamentos para o seu projeto de fábrica.

Para uma fábrica de pequeno porte:

– A Máquina de blocos de concreto de pequeno porte:

– Betoneira

Para uma fábrica de médio porte:

– Máquina de blocos de concreto para produção de médio porte.

– Misturador de concreto;

– Duas correias;

– Injetor de Tábuas;

– Extrator de tábuas;

– Robô Paletizador.

Para uma fábrica de Grande porte:

– Máquina de blocos de concreto de grande porte;

– Painel de automação com CLP;

– Usina de agregados;

– Misturador de concreto;

– Duas correias;

– Injetor de Tábuas;

– Extrator de tábuas;

– Robô Paletizado;

– Despaletizador;

– Empilhadeira

Quais são as matérias primas para a produção dos blocos de concreto?

Os materiais necessários para produção dos blocos de concreto são pedrisco, areia e cimento.

Quais são os produtos que uma fábrica de blocos poderá produzir?

Com uma máquina de bloco de concreto é possível produzir diversos modelos de artefatos, o que irá mudar é a fôrma da sua máquina. Recomendamos que você faça uma pesquisa de mercado na sua região para ver qual é a maior necessidade em relação a artefatos de concreto e comece a produzir justamente esse produto, para atender a essa necessidade.

Alguns artefatos de concreto que você pode produzir são:

Bloco de 10 (09x19x39);

Bloco de 15 (14x19x39);

Bloco de 20 (19x19x39);

Bloco de 20 (19x19x39);

Bloco de 20 (19x19x39);

Paver 16 Faces;

Paver 10×20;

Pisograma;

Paver altodrenante;

Piso Tátil;

Lajotas;

Tijolo Vibromoldados;

Brasileirinhos;

E muitos outros.

Como comercializar os meus produtos?

Existem diversas formas de comercialização, veja em sua região como os fabricantes fazem para comercializar, as abordagens utilizadas e quais são os meios de comunicação que ele está presente.

Procure estar no maior número possível de meios de comunicação para atingir o seu público alvo.

Você pode fazer:

• Site;

• Marketplaces (Olx e Mercado Livre);

• Anúncios no Google;

• Facebook;

• Instagram;

• Youtube;

• Revistas e jornais;

• Prospecção por telefone;

• Catálogos comerciais;

• E-mail marketing;

• Malas diretas;

• Jornais regionais

• Classificados

Quais são os diferentes tipos de máquinas de blocos no mercado?

Existem diversos tipos de máquinas para produção de blocos de concreto, desde fôrmas manuais, máquinas ergonômicas, máquinas com acionamento manual, comandos pneumáticos, semiautomáticas e automáticas.

Você precisará escolher o equipamento de acordo com o seu projeto de negócio e porte de produção desejada.

Produção de pequeno porte: De 1 mil a 3 mil peças por dia.

Produção de médio porte: De 3 mil a 4 mil peças.

Produção de grande porte: Acima de 4 mil peças.

Antes de adquirir os equipamentos da sua fábrica de artefatos de concreto, entre em contato com um consultor técnico da Sahara Tecnologia. Ele irá prestar total suporte, indicando os melhores equipamentos e orientando o melhor caminho para você atingir o seu objetivo como fabricante de blocos e pavers de concreto.

 

Deixe um comentário