PARCEIROS

Kayapós adotam solo cimento com máquinas da Sahara Tecnologia

No programa Ideias & Negócios recebemos dois parceiros com histórias muito interessantes. O Sr. Nílson e o Sr. Raymundo. Nílson é indigenista e trabalha diretamente com o povo Mbêngôkre mais conhecidos como Kayapós, localizados no Sul do Pará. O Raymundo é arquiteto e um dos proprietários da Oikos, empresa especializada em habitação saudável.

O motivo da visita, foi o treinamento prático e teórico que a Sahara Tecnologia disponibilizou para os seus parceiros gratuitamente. Representando a Associação Floresta Protegida, os dois vieram até São Paulo com a responsabilidade de aprimorar os seus conhecimentos sobre o solo cimento e o sistema construtivo modular.

Eles adquiriram três prensas mutirão que serão utilizadas no projeto Kikré, que construirá novas moradias de qualidade para as 22 aldeias Kayapós. O investimento desse projeto partiu da indenização paga pela empresa Eletrobras, responsável pela hidrelétrica de Belo Monte. A indenização deveria ser investida em melhorias habitacionais para o povo indígena da região, que foram afetados pela construção da hidrelétrica.

Com a fiscalização da FUNAI a Associação Floresta Protegida foi até o Estúdio Guanabara, no Rio de Janeiro, à procura de empresas para liderar o projeto Kikré, até chegar no arquiteto Raymundo, que foi o indicador para a parceria com a Sahara Tecnologia, isso por conta de já conhecer a empresa e a qualidade dos maquinários. Quando o assunto colocado em pauta do projeto foi o solo cimento, Raymundo não cogitou outra empresa para se trabalhar, foi direto na empresa pioneira no material. A confiança do arquiteto foi tanta que ele teve que fazer um relato dos motivos que o fez escolher a Sahara para realizar a compra do maquinário.

Depois do treinamento teórico e prático, os parceiros Nilson e Raymundo tem como missão passar tudo o que aprenderam no centro de treinamento da Sahara Tecnologia para as empreiteiras que serão responsáveis pelas construções. Além disso, no bate-papo com Francisco Aguilar, Raymundo revelou que pretende passar o máximo de instruções, junto com o Nílson, ao povo indígena para que eles possam cuidar de suas futuras moradias de forma independente.

Com esse belo projeto da Associação Floresta Protegida a Sahara Tecnologia conquista mais um parceiro histórico, graças a sua qualidade e comprometimento com os seus parceiros. Assista o vídeo e saiba mais sobre o projeto Kikré

Parceiros

Associação Floresta Protegida

Oikos