DÚVIDAS & SOLUÇÕES

Conheça a Norma da ABNT do Tijolo ecológico

ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas)
o que é a normal 8491 ?

Conheça as normas dos Tijolos Ecológicos

É a normal que aplica na fabricação do tijolo ecológico que estabelece os requisitos do tijolo solo-cimento, baseando se na definições que o tijolo ecológico deve possuir.

 

Requisitos gerais.

Tijolo solo-cimento componente de alvenaria constituído de uma mistura homogenia, compactada e endurecida de solo e cimento, agua e eventualmente aditivos ou pigmentos em proporções que permitam atender aos requisitos desta norma.

Tijolo Maciço.

O tijolo maciço  teve ter seu volume  igual ou superior a 85% do seu volume  total aparente, podendo apresentar reentrâncias em um dos seus lados maiores.

Tijolo vazado solo-cimento.

Tijolo com furos verticais, onde seu volume total seja inferior  a 85% do volume total aparente e espessura mínima de parede no seu entorno.

Dimensões nominais.

Medidas externas deve ser fornecidas pelo fabricante

Tijolo

  1. Todos os tijolos devem ser fabricados e curados de acordo com o procedimento estabelecido na ABNT NBR 10833 e deve atender a todas as exigências desta norma.
  2. Cada lote deve ser identifica pelo fabricante segundo a sua procedência.
  3. O tijolo deve ter arestas vivas e não pode apresentar fissuras, fraturas ou outros defeitos que possam comprometer o assentamento, a resistência e a durabilidade da alvenaria.
  4. NOTA: Recomenda-se que as arestas  dos tijolos estejam chanfradas, em particular no caso de alvenaria aparente.
  5. Os tijolos devem possuir a forma externa de uma paralelepípedo retangular, sendo suas dimensões indicadas.
  6. As dimensões nominais que os tijolos devem atender são as constantes na apresentação de dimensões diferentes das estabelecidas, desde que o tijolo permaneça com a altura (H) menor que sua largura(L).

 

 

TIPOS

COMPRIMENTO

LARGURA

ALTURA

A

200

100

50

B

240

120

70

 

FIGURA 1

 

 

FIGURA 2

 

O que é a idade do tijolo segundo a normal ABNT ?

A idade do tijolo é o tempo de cura para que se possa ser executado o processo de construção com os tijolo ecológicos

Requisitos específicos

    1. Analise Dimensional: A amostra ensaiada de acordo com a ABNT NBR 8492 deve satisfazer as tolerância permitidas nas dimensões nominais dos tijolos de mais ou menos 1,00mm para o comprimento.
    2. Resistência de compressão: Não pode apresentar compactação com menos de 2,0MPa(20kgf/cm²) nem valor individual inferior a 1,7Mpa(17kgf/cm²) com idade mínima de sete dia.
    3. Absorção da água: A média dos valores de absorção de água maior do que 20% nem valores individuais superiores a 22% com idade mínima de sete dias.
    4. Inspeção: Cabe  ao fabricante fornecer os tijolos com características físico-mecânicos atendidas na data de entregada, cabe ao comprador verificar as amostras dos lotes de tijolos satisfazem os requisitos.
      Os lotes são constituídos de no mínimo 10.000 tijolos, deve se retirar pelo menos uma amostra  de dez tijolos para ser submetido a análise dimensional e posteriormente  sete tijolos ao mesmo testes em todas as analises.

 

Resumimos um pouco da norma técnica do tijolo ecológico, mas abaixo terá o acesso completo sobre essa normal de fabricação dos tijolos ecológicos !

Deixe um comentário