MATÉRIAS DIVERSAS

O QUE FAZER COM OS RESÍDUOS DA MINHA OBRA?

Imagem: sinduscon-ba

Geralmente as obras que não utilizam o sistema construtivo modular, possuem um sério problema com os resíduos sólidos da construção civil (RSCC). Atualmente existem empresas especializadas que trabalham apenas com a realização de descarte e reutilização desses materiais. Mas, isso pode significar um custo significativo para a construtora, por isso é importante que você entenda melhor sobre o assunto, para saber o que fazer e assim diminuir os gastos com os RSCC, vale lembrar que O descarte incorreto do RSCC, causa impactos ambientais significativos e expõe a atividade de construção a riscos de autuações e penalidades decorrentes da responsabilização por crime ambiental: Dispor resíduos sólidos em desacordo com a legislação é considerado crime ambiental (Lei Federal nº 9605/1998)

 

Existem vários tipos de materiais advindos da construção civil, vamos citar os resíduos mais presentes nas obras de hoje:

– Resíduos de construções, demolições, reformas e reparos de pavimentação quanto de infraestrutura, como, por exemplo, solos provenientes de terraplanagem;

– Resíduos de construção, de demolição, de reformas e de reparos de edificação, como os tijolos, blocos, telhas e placas de revestimento, além de argamassa e concreto;

– Resíduos de fabricação ou demolição de peças pré-moldadas em concreto, como blocos, tijolos, meios-fios, ou produzidas nos canteiros das obras.

Solucionando o problema

Os resíduos que passam por um processo de coleta e depois por um procedimento de trituração e pôr fim a granulagem, devem ser separados em areia, pedrisco, brita, e outros que podem ser comercializados como matéria prima secundária.

Outra grande alternativa muito viável atualmente é a reciclagem de telhas de barro e cerâmica, para gerar agregados que podem ser utilizados em pisos.

Existem várias medidas simples que não requer um grande investimento para contribuímos para o bem do meio ambiente, basta estudar e se planejar para que nada seja descartado de forma desnecessária.

Consulte mais informações sobre o assunto na página do Blog da Obra, lá você pode encontrar um conteúdo completo com informações sobre esse assunto.

Fonte: http://www.blogdaobra.com.br/o-que-fazer-com-os-residuos-da-obra/