DÚVIDAS & SOLUÇÕES

O Segredo Para Fabricar um Bloco de Concreto de Qualidade!

Você sabe os motivos que levam seus blocos a quebrar ?

Existe uma series de fatores que influenciam na resistência do bloco, desde uma matéria prima mal feitas, o processo de cura do bloco, o lugar onde o bloco esta sendo curado, até mesmo da própria água que se utiliza para curar os blocos.

Neste poste vamos lhe ensinar como manusear seus blocos desde a matéria prima até o processo final da cura dos blocos para que não haja mais desperdício de matéria e tempo para refazer o bloco perdido, então vamos lá!

Onde é que mais se erra quando vai fazer um bloco de concreto e faz com que ele acabe quebrando com facilidade ?
Quando há falha na mistura, imagina uma você misturando em uma betoneira que tem pá que joga o material para frente e por engano ela esta puxando para trás, quando ela puxa para trás ela faz uma massa sem mistura fazendo com que cimento não se mistura com os demais materiais esse é um dos motivos que causam o esfarelamento do bloco.

Outro motivo que faz acontecer muito dessas coisas é trabalhar com “massa seca”, por que com massa seca, muitos trabalham dessa forma para que penetre melhor na forma para ser mais rápida a produção. Porem quando se coloca a água na massa ela não consegue fazer a junção entre os matérias de pedrisco, cimento, areia e cimento e isso faz com que o bloco fique dessa forma abaixo.

Resolvendo o problema de material, temos outro fator agravante que faz com que seus blocos acabem quebrando com facilidade durante a cura do bloco e vamos lhe dizer agora o que são alguns desses fatores para ajudar sua fabricação de blocos.

Após o bloco feito, quando vai ser retirado a tabua que esta com os blocos e levar até o pátio ou lugar de cura, porem levar essa tabua mexendo para um lado e para o outro, fazendo assim o bloco perder a resistência, quando mais o operário mexer essa tabua com blocos para levar para curar mais resistência o bloco ira perder.

Outro fator é o carrinho que se transporta o bloco, se estiver desregulado seu terreno ou com muito buracos até onde vai se deixa o bloco curando pode ocorrer essa trepidação nos blocos durante o transporte e isso ocorrer do bloco perder sua forma durante o trajeto fazendo com que o bloco desagregue a união que a máquina deu na hora de vibra e consequentemente você vai ter blocos ruim fazendo perder dinheiro e tempo de produção.

Carregar a tabua na mão e não usar o corpo com um apoio para que não haja movimentação com excesso para que não tenha rompimento nas ligas dos blocos, usando o corpo como amortecedor diminui o impacto com o bloco ajudando a ter um bloco perfeito e com resistência.

Vamos lhe dizer o fator agravante que faz seus bloco quebrarem

O principal motivo que os blocos quebram é ser molhado assim que sai da máquina ou no mesmo dia que o bloco foi feito.
Durante a cura no primeiro dia não é necessário curar, para que o bloco não resseque você vai usar uma manta plástica para que ele não perca humidade, fazendo assim a água do bloco vai ficar na manta fazendo com que a cura do bloco seja perfeita.
No outro dia pode se retirar a manta e regar os blocos, sem mangueira sem jatos d’água isso vai fazer com que se tenha os melhores blocos e sem rachaduras, sem quebras, sem esfarelamento. 

 

Deixe uma resposta