Já parou para pensar porque existe modelos de pavers diferentes e de alturas de diferentes ?
Cada um é usado para um determinado lugar, dependendo de onde é colocado esses pisos de calçamento é necessário ter uma altura e resistência segura.
@jarfelsahara
Hoje em dia está em alta um paver aderente a água, onde esse paver não escoa a água para os lados das ruas e sim drena essa água para a terra ajudando assim o meio ambiente e evitando inundação e enchentes.
Anos atrás antes da década de 70 era usado pedras nas ruas para que as pessoas evitasse a passagem pelo barro ou até mesmo que as carroças não ficassem atoladas assim prejudicando o cavalo que conduzia a carroça, também para que a estrutura da carroça não se prejudicasse.
Em 1970 foi iniciado a fabricação do paralelepípedo, que era retirado da rocha que era cortada de todos os tamanhos e formatos, após a fabricação dos paralelepípedos notou-se que existia muita inconsistência com o trafego, fazendo com que derrapasse, escorregasse tanto as pessoas quanto os animais e veículos de transporte da época.
Após alguns anos surgiu o asfalto para suprir a necessidade de aderência com as rodas dos carros, com trafego pesado isso ajudou muito na evolução da humanidade, mas não ajudou nada a natureza, com esse asfalto impermeabilizando o lençol freático começou haver muitas inundação nas cidades, porque o asfalto não deixava a água penetrar assim fazendo com que escoe para lugares indevidos, outro prejudicial para o asfalto é o tempo de vida útil que não passa de 5 anos com passagem de trafego leve.
Pensando nessas dificuldade foi criado um artefato chamado Pavers ou Pisos de calçamento, onde que para cada tipo de lugar é possível usar vamos demonstrar para você alguns paver com alturas diferentes e lhe dizer em que lugar é possível colocar esses artefato de concreto.
4,5 cm é usado para uma calçada onde não tem trafego de carro ou de carga pesada por exemplo um caminhão, apenas trafego de pedestres.
6 cm é usado para o trafego leve com carros e é possível passar um caminhão mas
que não seja frequente essa passagem, usado bastante em condomínios, calçadas de centros e parques.
8 cm já é para trafego de cargas pesadas onde é possível passar caminhões, carreta, bi trem e quando nessas ocasiões é utilizado o paver de 8 cm de altura.
Acima de 8 cm que é o piso de 10 cm é para o uso de trafego muito pesado por exemplo um aeroporto onde se recebe os avião estacionados, as empilhadeiras entre outros, neste caso se usa o piso de 10 cm de altura.
Lembrando que não é só o colocar o paver tem que saber calcular a base, sub-base e depois vem o paver tem que ser bem calculado.
Para se fabricar esse artefato a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas)deixou como padra 35 mega pascal ou 35 MPA (350 quilos para cada centímetros quadrados) para que ele suporte o trafego dos carros ou caminhões assim não havendo o desgaste desses artefatos.
Temos uma novidade para lhe mostrar aqui, o paver auto drenante, onde a água por sua vez não escorre e sim é drenada pelo paver e devolvendo essa água para os lençóis freáticos ajudando assim a natureza e o clima da região mantendo a umidade do ar da região. Tem se usado muito hoje em dia esse modelo
É possível fazer pisos coloridos da sua preferencia, assim adequando o artefato na sua realidade de acordo com o que precisar.
Gostou desse nosso artigo ?
Não esqueça de nos acompanhar em nossas redes sociais e assistir o vídeo abaixo para compreender melhor o uso do paver se caso houver alguma dúvida.
pode entrar em contato em nossos telefones e WhatsApp.