MATÉRIAS DIVERSAS

Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social – Projeto Cajuru | Sahara Tecnologia

Com o objetivo de difundir iniciativas sociais criativas e de baixo custo, que tenham o poder de transformar positivamente a realidade de muitas pessoas, o Banco do Brasil teve a iniciativa de criar o Banco de Tecnologias Sociais. Que por meio de um cadastro online, a fundação coloca à disposição de toda a sociedade, tecnologias que deram certo em alguma comunidade e que podem ser reaplicadas em outras regiões. O Projeto Cajuru de Sacramento foi uma das 212 iniciativas que o Banco de Tecnologia certificou e nesse projeto a Sahara Tecnologia teve grande participação.

O Projeto

Os problemas de moradia, infraestrutura e baixa qualidade nas habitações da cidade, fez com que o Governo da prefeitura municipal de Sacramento tomasse uma atitude ousada no ano 1999, para solucionar o principal problema da população. Com foco na construção de casas de qualidade e com valores acessíveis a prefeitura optou por utilizar o sistema construtivo modular com os tijolos ecológicos solo cimento. Com isso, os moradores das casas não só teriam uma casa de alta qualidade, que geram qualidade de vida como também casas totalmente sustentáveis que não prejudicam o meio ambiente e que financeiramente possuem um custo menor.

Com as prensas da Sahara Tecnologia e todo o suporte técnico, foi construído habitações de qualidade para mais de mil pessoas. O projeto teve início no ano de 1999 e o último lote de casas foi entregue em 2002. Com o sistema de mutirão, as obras tiveram uma grande redução de custos, as famílias beneficiadas fabricaram os próprios tijolos através das prensas da Sahara Tecnologia. Além dos moradores contribuírem com a construção da própria casa os moradores tiveram a oportunidade de estar aprendendo sobre a tecnologia do sistema construtivo modular e os tijolos ecológicos solo cimento.

Na época cada casa custou R$3,804.97, preço acessível para as famílias que puderam financiar suas casas por meio da Caixa Econômica Federal.

 

O projeto foi indicado ao grupo de finalistas do Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social em 2001.

One thought on “Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social – Projeto Cajuru | Sahara Tecnologia

Comments are closed.